sexta-feira, 27 de abril de 2012

Albert Bichot Beaujolais e a safra 2009 na Borgonha

Albert Bichot Beaujolais 2009:
Características: 
100% uvas Gamay
Amadurecimento em barricas de carvalho por um período de 8 a 12 meses.
Notas de prova: Cor Vermelho-cereja. Aroma intenso e frutado, com notas de cereja, groselha, complementado por notas florais, como violeta e peônias. Equilibrado, com taninos discretos e macios, boa acidez e frescor.
Harmonização: Combina com pratos frescos e leves, até com sanduíches e aperitivos.
Sobre Albert Bichot:
A família Bichot escolheu a Borgonha como seu lar antes mesmo de o Brasil ter sido descoberto, em 1350. Eram comerciantes em Monthélie, mas foi a partir do século XIV que Albert Bichot imprimiu grande impulso aos negócios da família, transferindo-se para Beaune, onde desde então a família se dedica à produção de vinhos. Atualmente Alberic Bichot, 6ª geração dos Bichot, está no comando dos Domaine que se estendem por 100 hectares de vinhedos em Chablis, Côte de Nuits, Côte de Beaune e Côte Chalonaise, produzindo vinhos orgânicos, o que mostra o respeito e os princípios desse produtor. 
Albert Bichot é um recordista de prêmios, já recebeu mais de 1.200 prêmios por todo o mundo, desde os desconhecidos de grande parte dos consumidores, Burgundy Report.com, Weinwirtschaft ou Clive Coates, entre outros, até os mais conhecidos, como Decanter World Wine Awards, Wine Entusiast, Guide Hachette, Guide Bettane Desseauve e Gaulte Millau, onde o Grands Echezeaux Grand Cru obteve em 2006 nada menos que 99/100, o que comprova a qualidade e o respeito que os mercados francês e mundial têm por esse excepcional produtor da Borgonha. Seu Beaujolais apresenta coloração vermelho rubi-profundo, com toques púrpura; é um vinho fácil, leve na boca, com taninos leves e redondos.
A safra 2009 na Borgonha:
A safra de 2009 tem sido bastante elogiada na região de Beaujolais como uma das mais clássicas dos últimos anos, com rendimentos muito baixos nos vinhedos, o que faz aumentar a qualidade do vinho. As quantidades foram as menores dos últimos 15 anos, mas a qualidade e o estilo lembram os ótimos 2006.
Os Beaujolais Nouveau de 2009 estão com mais concentração e uma coloração púrpura profunda. Cheios de frescor, são vinhos repletos de aromas de cerejas e framboesas pretas. Os desse ano estão especialmente sedosos e aveludados, com um caráter redondo, rico e generoso, e são ótimos com frios e aperitivos.
Tipos de Beaujolais:
  • Beaujolais noveau - vinho jovem, sem envelhecimento
  • Beaujolais - pouco envelhecido
  • Beaujolais-Village - fabricado nos 38 vilarejos credenciados do Rhône
  • Beaujolais cru - com nomes dos domínios (appellation): Brouilly, Chiroubles, Côte de Brouilly, Fleurie, Juliénas, Morgon, Moulin à Vent, Régnié, Chénas, Saint-Amour. São considerados os melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário