segunda-feira, 23 de abril de 2012

Rotas do vinho: Valle del Maipo – Chile


Uma das principais regões vitivinícolas do Chile atualmente é o Vale do Maipo. Foi a região pioneira na elaboração de vinhos chilenos de alta qualidade, apesar de não ser a maior e nem a mais antiga das zonas produtoras do país. De lá saem grandes rótulos de renome internacional, tais como o celebrado Almaviva, joint-venture da francesa Baron Phillipe de Rotschild e da chilena Concha y Toro, e o Domus Áurea. As principais vinícolas chilenas, e as mais tradicionais, estão nesta área também, fundadas em meados do século XIX.
            A zona produtora do Maipo está localizada dentro do Vale Central, região metropolitana de Santiago, capital do Chile. Junto do Maipo, ainda existem mais três sub-regiões produtoras que formam o Vale Central, sendo eles: Rapel, Curicó e Maule, nomes que fazem alusão aos vales que cortam a planície do Vale Central.
De clima predominantemente quente e seco, o Vale do Maipo tem seu nível de precipitação na casa dos 400 milímetros por ano de chuvas, com maior freqüência no inverno. Os dias muito quentes, seguidos por noites frias, dão às videiras a amplitude térmica que tanto as beneficia. Durante algumas safras o fenômeno  “El Niño” pode se manifestar e causar a elevação dos índices pluviométricos, com o total de chuvas anuais beirando os 1000 milímetros. Fato contrario pode ocorrer com o outro fenômeno conhecido com “La Niña”, que causa uma seca muito rigorosa diminuindo demais a concentração das chuvas. Predominam os solos mais jovens, característica chilena, formados principalmente por granito e elementos vulcânicos.

Possuímos excelentes vinhos dessa região, citando um deles:

Viña Chocalan Cabernet Sauvignon Seleccion 2008

Uvas: 100% Cabernet Sauvignon
Características: aroma complexo com notas de frutas negras, amora, cassis e notas de tabaco, café e baunilha. Ao paladar, revela-se equilibrado, encorpado e elegante, com taninos bem maduros e final de boca persistente.
Preço: R$ 51,99

Curiosidades:
A localização da Viña Chocalán na costeira do Vale do Maipo lhe dá um potencial especial para produzir vinhos de grande estilo e qualidade.
No ano de 2002, a família começa a construção da Bodega de vinificação. Considerou-se de sobremaneira que seu desneho iria integrar harmoniosamente com a natureza, além de tratar-se de um projeto de alta tecnologia para produzir vinhos Premium.
Em 2003, engarrafam-se os primeiros vinhos da Viña, cumprindo-se assim o sonho de seu fundador, na qual hoje em dia trabalham seus cinco filhos.
Um rigoroso cuidado dos vinhedos, respeitosas práticas ambientais e métodos naturais na produção do vinho, dão como resultado vinhos aromáticos, complexos e de grande sabor, com autêntica expressão da fruta, da família e do terreno.

Destaques:

“Chocalán”, que significa “flores amarelas”, é o nome que davam ao lugar os antigos povos aborígines que habitavam o lugar, os quais o chamaram desta maneira pelas flores silvestres de cor amarela que cobrem os campos a cada primavera.
O ícone circular, símbolo de “Origen”, aparece como um selo de excelência. Reflexo da base fundamental dos vinhos: um vinhedo familiar escolhido pela qualidade de seu privilegiado terroir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário