Como a paisagem da Toscana é ondulada, com muitas colinas, os vinhedos situados nas encostas em pontos relativamente altos fornecem a maioria dos vinhos de qualidade superior da Toscana. Isto porque nestas altitudes há concentração da luz do sol pelo tempo necessário para favorecer o correto amadurecimento das uvas.
Outro fator valorizado pelos produtores é a significativa variação de temperatura entre dia e noite nas zonas mais altas. O clima da Toscana é classificado como mediterrâneo e ali os invernos são rigorosos.
A região da Toscana é caracterizada pelos vinhos tintos feitos a partir da uva Sangiovese. É uma das regiões vinícolas mais importantes da Itália, conquistando consumidores de todo mundo com sua variedade de vinhos. A diversidade de características (aroma, sabor, corpo, estrutura, etc.) e a alta produção anual impedem uma classificação geral da bebida. São mais de 7 mil vinhedos.
Existem inúmeras denominações de origem, cada uma com suas regras e estatutos.
Características Geo-climáticas
Do território toscano, 74% são colinas, 15% montanhas e 9% planícies, formando uma paisagem característica dominada por vinhedos e olivais .
Dados de Produção da Toscana | |
Área de Vinhedos: | 64.000,00 hectares |
---|
Principais uvas:
Uva Sangiovese
Sangiovese é a uva típica do centro da Itália, mais precisamente da Toscana, porém, sua origem está nos vales da região de Emilia-Romana. Acredita-se que inicialmente ele era uma uva corriqueira, silvestre. Ela também pode ser encontrada em outras regiões italianas com menor expressão.
Durante muito tempo essa uva foi cultivada de forma pouco cuidadosa e, após a 2ª Guerra Mundial seu cultivo extrapolou qualquer controle razoável e o rendimento altíssimo fez com que seus vinhos se tornassem medianos, ácidos e amargos. Esse declínio permaneceu até meados da década de 70.
A partir dos anos 80, alguns produtores passaram a cultivá-la de forma mais elaborada e os resultados logo apareceram. Novos Chianti com qualidade muito superior a média se tornaram referência e com isso novos vinhos apareceram. Hoje temos várias denominações com essa uva, sendo que as principais são: Chianti, Brunello di Montalcino, Rosso di Montalcino, Morellino di Scansano, Vino Nobile di Montepulciano, Carmignano e os Supertoscanos.
A Sangiovese é uma uva fácil de cultivar, preferindo climas temperados com pouca chuva. Os cachos têm muitos bagos e estes são de pele espessa, que podem originar vinhos grosseiros e fracos se colhidas sem a maturação completa ou vinificados sem muito cuidado. As melhores técnicas recomendam o plantio de alta densidade (7000 pés por hectare) em solos pobres, com podas constantes para diminuir o rendimento. A insolação é fundamental, portanto é necessário aparar constantemente as folhas. A Sangiovese pode ser vinificada sozinha (varietal) como no caso dos Brunellos ou em corte como nos Chianti e Supertoscanos.
Quanto aos aromas, a Sangiovese apresenta tradicionalmente notas de violeta, tabaco, cereja, tomate, ervas e chá. Ainda podemos encontrar aromas de baunilha, pimenta em pó e ameixa.
O corpo varia de pequeno (Chainti genéricos), passando por corpo médio (Rosso e Vino Nobile) até chegar aos encorpados (Brunello e Supertoscanos).
Possuímos vinhos excelentes dessa região na nossa loja, entre eles um excelente:
Santa Cristina Chianti Superiore 2010
Características:
Cor rubi,
aromas picantes, floral e frutado. Oferece uma
textura ampla,
bem como taninos
encorpados.
Valor na nossa loja: R$59,99
Rua Barão de Batovi, 590
Centro - Florianópolis, SC
Horário: loja - seg a sex, das 14h às 23h, e sáb, das 10h às 14h; bistrô - seg a sex, das 19h às 23h.
Fone: (48) 3333-1023
Nenhum comentário:
Postar um comentário